Board&Dices - Curso de Board Games

96 horas

1 Ano

O Game Designer de um jogo é um dos cargos que menos conhecem, porém um dos mais requisitados atualmente no mercado de Games. O Game Designer é o responsável por estabelecer todas as regras do jogo, balanceamento, desafios, diversão, movimentação, sistema de combates, inteligências artificiais e etc. Nitidamente, precisamos de um cargo desse em uma produção para deixar o jogo acima de tudo divertido e fácil de vender. Um cargo praticamente voltado para teoria do jogo, porém extremamente presente durante a produção. Você gosta de RPG? Contar histórias? Criar regras de jogos? Esse curso irá cair como uma luva em sua carreira.

Antes de criar, precisamos das ferramentas e por isso mesmo no nosso primeiro módulo vamos criar a fundação para o desenvolvimento de jogos analógicos. Começamos passando pela história dos jogos, como e por que eles evoluíram, depois entramos em uma visão mais holística dos jogos e provocamos novas maneiras de enxergar. Pra terminar passamos algumas ferramentas para análise e criação de jogos. Ao final desse módulo o estudante vai apresentar suas primeiras ideias que serão trabalhadas no decorrer do curso

  • Catan e a história dos jogos de tabuleiro modernos
  • Desenvolva emoções e não mecânicas
  • Não é movido por um computador
  • Analisando jogos objetivamente com o framework MDA
  • Que Brainstorm?! aqui é método SEA!

Com uma ideia na mão já estamos prontos para dar o próximo passo, trazer o jogo pra mesa. O segundo módulo é só sobre isso, como fazer um protótipo, porque playtest é importante para o desenvolvimento de jogos e introduzimos o método Agile utilizado nas maiores produtoras de games.

  • A importância do Playtest e fail fast
  • Um protótipo pra chamar de seu
  • Quais os objetivos de um protótipo
  • “Tem um minuto para ouvir sobre a palavra do senhor Playtest?”
  • Fail Fast, fail better

Com um protótipo em mãos tá na hora de falarmos sobre narrativa. Vamos abordar o lado lúdico dos jogadores e por que jogamos, a estrutura narrativa clássica dos 3 atos, jornada do herói e como tudo isso se relaciona com Board Games. E para completar vamos falar de ritmo, não, não do de festa, de ritmo de jogo, como manter o jogador engajado durante toda a partida.

  • Somos todos contadores de histórias
  • Narrativa embutida x narrativa emergente
  • A temática que manda na mecânica
  • Jornada do herói e estrutura dos 3 atos
  • Mantendo o ritmo

Balanceamento é a melhor métrica para definir um bom jogo? Nesse módulo vamos tocar nessa pergunta enquanto entramos a fundo na definição de Balanceamento e qual a importância que isso tem dentro dos Board Games.

  • Ponto de equilíbrio
  • Diversão ou balanceamento?
  • Como subverter expectativas
  • Balanceado é só um ponto de vista

 

Achou que com um jogo emocionante, com uma história interessante e balanceado em mãos, tava na hora de lançar ele, certo? Achou errado! Vamos sair um pouco do papel de Game Designers e olhar para os jogos com uma visão de produto. Nesse módulo vamos apresentar a visão de gerente de produto, utilizada nas grandes produtoras de jogos como a Riot Games, e os benefícios que essa função traz para o desenvolvimento de um jogo.

  • Diferença entre um jogo e um produto
  • O que é um gerente de produto
  • Pq pensar como um gerente de produto
  • O que é um MVP?

Nosso último passo é publicar o jogo, vamos abordar as diferenças em publicar um jogo digital e um jogo analógico, os riscos e caminhos que se pode seguir. No final diversas dicas para fazer um financiamento coletivo de sucesso ou um pitch para grandes publishers.

  • Publisher ou Financiamento coletivo? Vantagens e desvantagens
  • Como financiamento coletivo mudou o mundo dos games e boardgames
  • Pessoas apoiam pessoas e não jogos
  • Lançando uma campanha de sucesso
  • Preparando um pitch
  • Workshop de pitchs

Diferencial

Os jogos de tabuleiro tem tomado um espaço cada vez maior no mercado Brasileiro e é usado tanto como diversão ou como aprendizados de Game Design. Um aluno formado no Pawn & Dices terá todo o preparo necessário pra essa empreitada

Certificado

Ao final de cada curso, o aluno terá direito à um certificado impresso de horas mostrando as horas e o conteúdo feito. No mercado de trabalho, vale a pena o aluno inserir o curso em seu Currículo. O certificado será mais uma ajuda para o aluno encarar esse mercado cada vez mais competitivo.

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