Bem-vindo ao Curso de Criação de Personagens 3D para Games da Odyssey! Temos o orgulho de enfatizar o uso do Metahuman e da Unreal Game Engine em todo o nosso programa. Nosso currículo é cuidadosamente elaborado para ensinar a avançada linha de produção de personagens amplamente empregada na indústria de jogos atual, com foco especial na Unreal Engine.
Nosso objetivo é preparar você para ser um profissional completo na criação de personagens 3D para jogos, e por isso, além de desenvolver personagens de forma detalhada, também priorizamos a usabilidade e otimização deles dentro da poderosa Unreal Game Engine.
No cenário atual de jogos, possuir conhecimentos sobre a Unreal Engine é uma vantagem decisiva para um Artista 3D. Muitas empresas do setor buscam especificamente essa habilidade, valorizando profissionais versáteis e especializados no uso dessa engine líder de mercado. Como parte do curso, oferecemos treinamento abrangente em simulação de tecidos, criação de cabelos com física e elaboração de texturas compatíveis com a física em tempo real, habilidades essenciais para qualquer aspirante a artista 3D que deseja se destacar no desenvolvimento de jogos.
Junte-se a nós enquanto mergulhamos fundo no mundo do Metahuman, combinado com o poder da Unreal Game Engine, preparando você para se tornar um Artista 3D proficiente e altamente procurado pela indústria de jogos.
Daniel Rivers
Fundador e Professor da Rivers – Escola de Games e Design, Bacharel em Design de Games e MBA em Gestão e Estratégia de Negócios. Artista 3D em Games há mais de 10 anos e professor há 5 anos. Trabalhou como artista 3D de Props na 5ª temporada da série Black Mirror da Netflix, Character Artist em EXP War Trauma e também em diversos projetos de VR, mobile e desktop.
Willen Bernardi Vianna
É formado em Design Gráfico e atua na area de Games. Sendo um amante de animação, decidiu transformar seu amor em trabalho. Atua como artista 3D desde a faculdade e seu trabalho mais recente é como rigger e animador.
Guilherme Miraldo
Atua a mais de 3 anos como 3D character Artist no mercado profissional de games, trabalhando tanto para o Brasil como exportando sua arte mundo afora. Leciona o curso Odyssey, de criação de personagens 3D para Games aqui na Rivers. Com grande conhecimento e experiência, Guilherme, sempre busca abordar suas aulas de forma didática, interessante, produtiva, e divertida, trazendo os conhecimentos mais relevantes para a consolidação de um bom profissional para a área.
- Introduzindo por alto os processos de desenvolvimento de Objetos 3D para Games
- Entendendo o Universo do Real Time
- O que são Game Engines?
- Apresentando o Universo Epic Games / Unreal / Quixel
- Introdução de Interface da Unreal 5
- Compreendendo o que é um Asset
- Entendendo Malhas 3D e seus LODs
- Materiais e Texturas
- Complexidade de um Shader
- Introduzindo o Megascan e Bridge
- Plugins e Compatibilidades
- Draw Calls, Mip Maps e Occlusion Culling
- Entendendo e Criando um Metahuman
- Sistema de Characters
- Skeletons e Máquina de Estado básico
- Organizando arquivos
- Introduzindo o Pipeline de Place Holders, Plug and Play e Game Ready
Exercícios: Criação de um ambiente temático navegável com um personagem personalizado
Duração: 1 mês / 8 Horas
- Introduzindo o conceito de uma Base Mesh
- Pose T e Pose A
- Introdução de Ferramenta de Escultura Digital
- Conceito de Subdivisão
- Linha de Produção de Formas Primárias e Secundárias
- Estudos de Anatomia Humana
- Blocagem de grupos anatômicos
- Conceito de Wrap e Projeções
- Envelopamento de Malha
- Conceito de Polycount para games
- Analisando Edge Loops para games
Exercício: Escultura de um Personagem
Duração: 2 meses / 16 Horas
- Criação de Cabelos fio a fio
- Estudos de Cortes e coleções
- Criando peças de roupas justas ao corpo
- Criando roupas volumosas
- Inserindo peças penduradas
- Criação de Peças com técnicas Poligonais
- Introdução ao Box Modeling via Modelagem Poligonal
- Inserindo Dentes, gengivas, língua e olhos
- Exercício: Criação de Peças de roupas, acessórios temáticos e cabelos do personagem
Exercício: Criação de Peças de roupas, acessórios temáticos e cabelos do personagem
Duração: 1 Meses / 8 horas
- Polycount
- LODs de Personagen
- Draw Calls de Personagens
- Retopologia de peças inorgânicas
- Setup pra Game Ready
- Wrapping Orgânico
- Abertura de Malha
- UV Set
Exercício: Abertura de malha das roupas e acessórios
Duração: 1 mês / 8 horas
- PBR
- Setup de Render Realtime
- High Poly Sculpting
- Decimação
- Baking
- Mapas volumétricos
- Texturização de cores e brilhos
- Pipeline de Smart Material
- Mapas de Opacidade
- Templates de Exports
- Packed Maps
Exercício: Texturização completa do personagem
Duração: 1 meses / 8 horas
- Place Holders
- Rigging Básico
- Importando e organizando
- Física de roupas (Cloth Simulation)
- Física de Cabelo
- Instâncias e Shaders
- Finalização de Cena
Exercício: Configurando personagem dentro da Unreal Engine
Duração: 1 meses / 8 horas