O Game Designer de um jogo é um dos cargos que menos conhecem, porém um dos mais requisitados atualmente no mercado de Games. O Game Designer é o responsável por estabelecer todas as regras do jogo, balanceamento, desafios, diversão, movimentação, sistema de combates, inteligências artificiais e etc. Nitidamente, precisamos de um cargo desse em uma produção para deixar o jogo acima de tudo divertido e fácil de vender. Um cargo praticamente voltado para teoria do jogo, porém extremamente presente durante a produção. Você gosta de RPG? Contar histórias? Criar regras de jogos? Esse curso irá cair como uma luva em sua carreira.

Antes de criar, precisamos das ferramentas e por isso mesmo no nosso primeiro módulo vamos criar a fundação para o desenvolvimento de jogos analógicos. Começamos passando pela história dos jogos, como e por que eles evoluíram, depois entramos em uma visão mais holística dos jogos e provocamos novas maneiras de enxergar. Pra terminar passamos algumas ferramentas para análise e criação de jogos. Ao final desse módulo o estudante vai apresentar suas primeiras ideias que serão trabalhadas no decorrer do curso
- Catan e a história dos jogos de tabuleiro modernos
- Desenvolva emoções e não mecânicas
- Não é movido por um computador
- Analisando jogos objetivamente com o framework MDA
- Que Brainstorm?! aqui é método SEA!
Com uma ideia na mão já estamos prontos para dar o próximo passo, trazer o jogo pra mesa. O segundo módulo é só sobre isso, como fazer um protótipo, porque playtest é importante para o desenvolvimento de jogos e introduzimos o método Agile utilizado nas maiores produtoras de games.
- A importância do Playtest e fail fast
- Um protótipo pra chamar de seu
- Quais os objetivos de um protótipo
- “Tem um minuto para ouvir sobre a palavra do senhor Playtest?”
- Fail Fast, fail better
Com um protótipo em mãos tá na hora de falarmos sobre narrativa. Vamos abordar o lado lúdico dos jogadores e por que jogamos, a estrutura narrativa clássica dos 3 atos, jornada do herói e como tudo isso se relaciona com Board Games. E para completar vamos falar de ritmo, não, não do de festa, de ritmo de jogo, como manter o jogador engajado durante toda a partida.
- Somos todos contadores de histórias
- Narrativa embutida x narrativa emergente
- A temática que manda na mecânica
- Jornada do herói e estrutura dos 3 atos
- Mantendo o ritmo
Balanceamento é a melhor métrica para definir um bom jogo? Nesse módulo vamos tocar nessa pergunta enquanto entramos a fundo na definição de Balanceamento e qual a importância que isso tem dentro dos Board Games.
- Ponto de equilíbrio
- Diversão ou balanceamento?
- Como subverter expectativas
- Balanceado é só um ponto de vista
Achou que com um jogo emocionante, com uma história interessante e balanceado em mãos, tava na hora de lançar ele, certo? Achou errado! Vamos sair um pouco do papel de Game Designers e olhar para os jogos com uma visão de produto. Nesse módulo vamos apresentar a visão de gerente de produto, utilizada nas grandes produtoras de jogos como a Riot Games, e os benefícios que essa função traz para o desenvolvimento de um jogo.
- Diferença entre um jogo e um produto
- O que é um gerente de produto
- Pq pensar como um gerente de produto
- O que é um MVP?
Nosso último passo é publicar o jogo, vamos abordar as diferenças em publicar um jogo digital e um jogo analógico, os riscos e caminhos que se pode seguir. No final diversas dicas para fazer um financiamento coletivo de sucesso ou um pitch para grandes publishers.
- Publisher ou Financiamento coletivo? Vantagens e desvantagens
- Como financiamento coletivo mudou o mundo dos games e boardgames
- Pessoas apoiam pessoas e não jogos
- Lançando uma campanha de sucesso
- Preparando um pitch
- Workshop de pitchs
